Realizar o sonho de colocar prótese de silicone exige pesquisa e conhecimento sobre o assunto. Isso porque existem vários tipos de prótese, e é importante escolher sem medo de errar. Por isso elaboramos um tutorial para que você possa conhecer os vários tipos de prótese de silicone. Vamos lá?
Em relação ao formato, existem basicamente dois tipos: redondo e formato de gota, também conhecido como anatômico. Já em relação ao perfil, pode ser moderado, alto ou super alto. Vale dizer que essas características serão combinadas, por exemplo: redondo alto, anatômico moderado etc.
O que determina essa escolha é a combinação entre as particularidades de cada corpo e o resultado que você deseja.
No modelo redondo o volume é distribuído por igual e costuma ser a melhor opção, pois aumenta todas as regiões dos seios na mesma proporção. Valoriza o decote ao mesmo tempo que mantém a naturalidade.
Já o modelo anatômico tem formato de gota, com volume concentrado na parte de baixo da prótese.
Outra característica que diferencia um tipo de prótese de silicone do outro é o perfil. Uma prótese pode ter perfil moderado, alto ou super alto. Isso significa o quanto irá projetar o seio para frente quando a pessoa é vista de lado. Assim, o moderado é o que fica menos evidente, o alto se projeta um pouco mais e o super alto fica mais protuberante.
Como vimos, a escolha se dá por uma combinação de fatores, tanto da anatomia quanto do resultado que você deseja. Muitas querem que fique sensual, porém natural, e acreditam que a prótese de formato anatômico é a mais indicada. Esse é um mito comum, mas não se deve esquecer que a prótese será “somada” aos seus seios e por isso ela entra para gerar um equilíbrio de formas.
Assim, o formato gota é recomendado para casos bem específicos, por exemplo, numa cirurgia de reconstrução de mamas devido à remoção total anterior, por causa de um câncer ou prevenção deste. Do contrário, pode dar um aspecto ainda mais caído.
Para criar essa harmonização de formas, é importante levar em conta características como: o tamanho do tórax, a posição das mamas no tórax e entre si mesmas, as condições da pele e do tecido mamário, o formato e tamanho do abdômen etc.
A prótese de silicone ideal é aquela que, dentro da necessidade de cada corpo, favorece o máximo possível de aspectos: projeta para frente, estica a pele, aproxima seios separados, destaca o colo, compensa diferenças entre os lados, tudo isso mantendo o limite do equilíbrio e da naturalidade.
Na busca por esta harmonia de formas, o relacionamento entre médico e paciente é primordial. Abrir o coração, expor todas as expectativas, perguntar muito são iniciativas essenciais. Analisar com bastante atenção e sinceridade as simulações de resultado com o Vectra e tirar todas as dúvidas fazem parte do processo.
Outros fatores também influenciam na escolha da prótese de silicone ideal: a estratégia cirúrgica de cada caso – se a prótese será colocada por cima, por baixo ou entre os músculos; a técnica cirúrgica utilizada (convencional; protocolo R24R; utilização do funil de Keller etc).
Além de influenciar a escolha dos modelos, perfis e tamanhos, esses fatores também determinam a utilização ou não de próteses com textura, microtextura ou poliuretano. Mas esses são detalhes bem técnicos, que explicaremos em outros artigos, esclarecendo também a segurança dos procedimentos.
Se quer saber mais sobre os tipos de prótese de silicone ou gostaria de tirar alguma dúvida sobre cirurgia plástica das mamas, clique aqui e entre em contato conosco. Será um prazer atendê-la.
Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação,
custos ou demais temas, diretamente para DR. AURO DE ANDRADE FILHO.
Rua Episcopal nº 2522 Centro - São Carlos - SP