A escolha da técnica cirúrgica para o rejuvenescimento dos braços depende fundamentalmente do tipo de alteração presente em cada caso. Em pacientes com aumento da circunferência devido exclusivamente ao acúmulo de gordura, a lipoaspiração tem oferecido resultados excepcionais graças à intensa capacidade de retração da pele nesta região. Na verdade, poucos locais do corpo possuem uma pele com características tão favoráveis a este tipo de tratamento.
Mesmo após a retirada de grandes quantidades de gordura, verificamos que a pele remanescente é capaz de delinear a musculatura subjacente com ótima definição do contorno local.
A popularização da lipoaspiração nesta área do corpo beneficiou principalmente os pacientes com flacidez moderada da pele. Nestes casos, o tratamento pode ser realizado em duas etapas. O emprego da lipoaspiração na primeira etapa visa reduzir os depósitos de gordura e estimular a retração da pele, diminuindo a flacidez. Após alguns meses, a flacidez de pele pode ser corrigida através de técnicas que utilizam incisões ao longo do sulco da axila ou mesmo no sulco da face interna do braço. A vantagem desta abordagem tem sido a redução do tamanho das cicatrizes, com maior conforto aos pacientes.
Em pacientes portadores de flacidez de pele significativa, a utilização da lipoaspiração tenderá a acentuar o problema, pois esta pele já não possui capacidade de retração. Este tipo de alteração pode ocorrer devido a grandes variações de peso, como em pacientes obesos submetidos a cirurgias redutoras do estômago.
Os melhores resultados em termos de contorno nestes pacientes podem ser obtidos empregando o lifting braquial, que consiste da retirada dos excessos de pele através de uma incisão localizada ao longo do sulco da face interna do braço.
Assim como no lifting crural (coxas), esta cirurgia deve ser indicada com extremo cuidado pois as cicatrizes resultantes nem sempre compensam a melhora obtida em termos de contorno. A ocorrência de cicatrizes alargadas é relativamente comum e decorre do intenso movimento ocasionado pela contração dos músculos durante a execução das tarefas do dia-a-dia.
Porém, uma cirurgia bem executada pode trazer muita satisfação a pacientes cuidadosamente selecionados e bem informados sobre as cicatrizes e o procedimento.
Pacientes submetidos ao lifting braquial receberão todas as informações de cuidados pós-operatórios em um folheto que revisa a recomendações passadas pelo cirurgião na consulta.
O contorno dos braços tem sido cada vez mais valorizado pelas novas tendências da moda e pela popularização dos esportes ao ar livre.
Assim como as pernas, a aparência desta região é importante em países onde o clima estimula a exposição frequente do corpo.
Com o passar dos anos, o envelhecimento natural dos tecidos e as variações de peso podem produzir depósitos de gordura e /ou flacidez de pele concentrados nas faces lateral e posterior dos braços.
O resultado é um aumento da circunferência do membro com perda da definição muscular, prejudicando o contorno estético.
O tratamento cirúrgico desta região evoluiu bastante nos últimos anos, principalmente após a inclusão da lipoaspiração como opção em casos selecionados.
Atualmente é possível rejuvenescer os braços com excelentes resultados utilizando as várias técnicas disponíveis, oferecendo significativa melhora do contorno, porem, ainda com cicatriz pouco satisfatórias.
Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação,
custos ou demais temas, diretamente para DR. AURO DE ANDRADE FILHO.
Rua Episcopal nº 2522 Centro - São Carlos - SP