Confira dicas para turbinar sua recuperação e alcançar um pós-operatório de sucesso
O momento da recuperação é de extrema importância para alcançar os resultados desejados em um procedimento cirúrgico. Enquanto o restabelecimento entre um paciente e outro pode se diferenciar por questões individuais, já que cada organismo se comporta de um jeito, há medidas que são indicadas para todos.
Nesta etapa deve-se seguir fielmente as recomendações médicas, especialmente em relação aos cuidados, curativos, medicamentos, alimentação adequada e repouso correto.
Alguns aspectos podem ser mais desafiadores para incorporar à rotina, outros menos. Há procedimentos cirúrgicos que vão exigir mais cuidados, outros nem tanto. Mas esta preocupação não deve ser motivo para adiar o seu sonho. Conheça as principais recomendações a que deve estar atenta e se programe para viabilizar a cirurgia plástica que almeja há tanto tempo.
O repouso é necessário nos primeiros dias para que o organismo preserve as energias e se recupere. Porém, em alguns casos, uma certa movimentação pode ser liberada e até indicada, mas sempre evitando movimentos bruscos para preservar os pontos.
A retomada das atividades será realizada de acordo com a orientação médica, dependendo do ritmo de recuperação e do acompanhamento nas consultas. É importante reforçar este cuidado, pois um dos principais erros cometidos no pós-operatório é o esforço físico inadequado.
É claro que no caso de técnicas específicas, como a R24R, você não precisará ficar de repouso por muito muito tempo. Mas o mínimo de 24 horas é realmente necessário.
As refeições nas primeiras semanas devem ser baseadas em alimentos naturais e que favoreçam a cicatrização, assim como o processo anti-inflamatório. É necessário evitar alimentos com muito sal (que estimulam a retenção de líquidos), industrializados (que devido ao excesso de açúcar, sal, gordura hidrogenada, corantes e conservantes acentuam a inflamação), refrigerantes e aqueles que fermentam (provocam gases e cólica). É recomendável ingerir bastante líquido, tanto água como sucos naturais e água de coco.
O acompanhamento de uma nutricionista é recomendado, pois além da indicação de alimentos específicos, sua orientação vai impactar também o funcionamento do intestino para evitar a tão frequente constipação, assim como a suspensão temporária de suplementos alimentares e medicamentos naturais que possam prejudicar a recuperação.
A ingestão de álcool é proibida, já que produz efeitos nocivos ao organismo, desidrata e ainda interfere com alguns medicamentos. Deixar de seguir essa recomendação é outro dos principais equívocos que podem comprometer o resultado de uma cirurgia.
Antes mesmo da cirurgia, o médico deve ser informado a respeito dos medicamentos de uso contínuo do paciente, pois diversos deles interferem em aspectos como o sangramento e a coagulação do sangue.
As cirurgias modernas têm sido cada vez menos invasivas o que, portanto, repercute na redução da dor no pós-operatório. Mas analgésicos podem ser prescritos e é sempre importante usar conforme a orientação médica, verificando ainda as possíveis interações medicamentosas.
Outro erro comum no pós-operatório é a má higienização da cicatriz. Às vezes, por medo da dor ou de não saber fazer o curativo corretamente, pode ocorrer uma contaminação indesejada.
É importante manter a cicatriz sempre limpa, seca e observar o uso do curativo, pomada ou gel cicatrizante recomendado. Qualquer alteração no aspecto deve ser informada imediatamente ao médico cirurgião ou à assistente de consultório.
A pele é o maior órgão do corpo humano e o que está mais exposto à ação do meio ambiente: raios solares, poeira, poluição, desidratação, microrganismos. Cuidar da saúde da pele antes da cirurgia é fundamental para que ela apresente boa hidratação e elasticidade. Mas no pós-operatório fará ainda mais diferença, pois o risco de equimoses, hematomas, queloides, fibroses e estrias é maior.
Neste momento, o sol é seu maior inimigo, então nada de se expor desnecessariamente. Este é outro dos erros frequentes cometidos no pós-operatório. Ao sair à rua, usar proteção não é opcional. Praia, piscina e banhos de sol serão liberados apenas algum tempo depois da cirurgia, não apenas pela incidência de raios que podem escurecer as cicatrizes e manchas, mas também pelo calor que dilata os vasos e pode provocar sangramento.
Outro fator que pode ser determinante para o surgimento de complicações na cicatrização, como quelóides e necroses, ou até mesmo algo mais grave como uma trombose, é o tabagismo. O cigarro compromete a circulação sanguínea, a oxigenação das células e tecidos, e consequentemente, a cicatrização.
Os acessórios recomendados também não são de uso opcional. Seja sutiã de compressão, cinta, placa contensora, perfil modelador, faixa de proteção, tiara de malha, cada um conforme a recomendação de seu cirurgião, todos devem ser usados com disciplina.
Estas peças foram concebidas para dar proteção, fixação, estabilização, apoio e conforto, acelerando a cicatrização interna e externa, evitando deslocamento de próteses e tecidos, rompimento de pontos, entre outras complicações. Isso garante que os resultados da cirurgia sejam mantidos ao longo da recuperação e além.
O pós-operatório da maioria das cirurgias plásticas vai se beneficiar de sessões de drenagem linfática. Para algumas, como a lipoaspiração, é tão imprescindível que é considerada uma etapa no processo. A técnica conduz os líquidos em excesso para dentro dos vasos sanguíneos por meio da ativação da circulação. Assim, são eliminadas toxinas, a pele é oxigenada e o inchaço e endurecimento reduzidos. A drenagem acelera a recuperação, a cicatrização e previne fibroses, proporcionando enorme bem-estar à paciente.
Estresse não combina com uma boa recuperação. Nele, o organismo é inundado de hormônios que podem ser bastante tóxicos como adrenalina, cortisol e noradrenalina, que aceleram os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea, oxidam células e são capazes de afetar o sistema imunológico. Tudo o que não se quer neste momento.
É extremamente benéfico cultivar e manter a serenidade ao longo do processo pós-cirúrgico. Praticar meditação, relaxamento, distrair a mente com assuntos leves e alegres, ler bons livros e assistir a filmes, enfim, aproveitar o período de repouso para se entreter com aquilo que gosta, gera ótimos resultados.
E o que também vai te trazer muita tranquilidade é o fato de manter contato com o seu médico cirurgião, comparecer a todas as consultas de retorno dentro dos prazos corretos para que ele acompanhe de perto a evolução conforme o planejado, e estar totalmente amparada por uma equipe completa e preparada.
A nova Clínica Auro Cirurgia Plástica pode te oferecer tudo isso, com a qualidade e segurança que você almeja. Se este conteúdo te deixou mais tranquila e confiante para realizar seu sonho, clique aqui e entre em contato conosco para agendar uma consulta.
Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação,
custos ou demais temas, diretamente para DR. AURO DE ANDRADE FILHO.
Rua Episcopal nº 2522 Centro - São Carlos - SP