Remodelar o formato das mamas quando apresentam ptose (queda) é um sonho de muitas mulheres. E embora este seja um tema abordado comumente em consultas, ainda existem muitas dúvidas sobre a mastopexia com prótese. Por isso, decidimos reuni-las em um artigo para esclarecer as principais.
Mastopexia é uma cirurgia plástica que tem o objetivo de remover a flacidez das mamas. Em outras palavras, é um procedimento realizado para levantar os seios, promovendo um aspecto mais firme ao colo. Na maioria das vezes, também ocorre a inserção de próteses de silicone, a fim de aumentar o também das mamas. Vale ressaltar que tudo deve ser sempre combinado entre paciente e cirurgião plástico nas consultas pré-operatórias.
A mastopexia com Prótese é indicada para quem quer remover a flacidez das mamas, causada pela amamentação, grandes emagrecimentos, envelhecimento ou até por um feitio de corpo. E também para quem ainda gostaria de aumentar o volume dos seios, deixando-os mais firmes e bonitos.
Não necessariamente. Em geral, quem tem a intenção de realizar a mastopexia, também visa a colocação de próteses para aumento da mama. Mas o tamanho dos implantes mamários é definido nas consultas anteriores com o auxílio de um programa que simula o resultado conforme o corpo de cada pessoa. O implante pode preencher o pólo superior das mamas sem afetar realmente o volume global.
Pode sim. Aliás, a redução de aréola é comumente feita em conjunto com a mastopexia, já que a incisão da cirurgia de redução de flacidez dos seios é feita em volta da aréola.
A prótese é inserida debaixo do músculo. Isso porque, se colocada por cima, pode favorecer a tendência que, naturalmente, já existe em que procura a mastopexia: de ter os seios caídos. A prótese por baixo do músculo não reforça essa inclinação.
Em geral, recomendamos a anestesia venosa total. Esses detalhes são transmitidos à paciente durante as consultas pré-operatórias, momento em que todas as dúvidas devem ser tiradas. Aliás, isso é fundamental. Pergunto tudo o que sentir necessidade ao seu cirurgião.
Hoje, a recomendação é deixar pacientes no hospital o mínimo possível. As novas técnicas permitem que as pacientes sejam liberadas até poucas horas após a cirurgia.
Entre preparação e o procedimento em si, o tempo médio é de três a quatro horas
Antes de responder a esta pergunta, quero fazer outra: vale a pena restringir seus sonhos por medos e incertezas? Não, né? Nunca devemos deixar o medo nos paralisar. Agora respondendo, na vida, tudo é uma questão de troca: você deixa de comer algo que gostaria, em troca do corpo que está almejando, às vezes perde algum evento, em troca de ter uma boa noite de sono e mais produtividade em seu dia etc.
Em cirurgia plástica não é diferente. No caso da mastopexia, você até vai ter uma cicatriz, mas será em troca de melhorar o formato, o volume e até mesmo a posição da sua mama. Na Clínica Auro, contudo, dispomos das melhores técnicas e materiais para que o resultado seja imperceptível.
Toda cirurgia pode ter um pós-operatório tranquilo se a paciente seguir corretamente as orientações médicas. Por exemplo, nos primeiros dias dormir de barriga para cima,caso seja indicado o protocolo de recuperação rápida todas as orientações serão passadas (poderá movimentar os braços já no dia da cirurgia, dirigir em 24h, etc), cuidar do curativo conforme recomendado e utilizar o sutiã pós-cirúrgico durante o tempo determinado pelo cirurgião. São hábitos simples que – após qualquer cirurgia – garantem um pós-operatório de sucesso.
Naturalmente, após qualquer cirurgia o corpo apresenta algum edema ou inchaço. O tempo varia conforme cada organismo, mas em seis meses, o resultado já pode ser plenamente celebrado. Com braços pra cima e tudo!
A drenagem linfática é recomendada após algumas cirurgias plásticas, no entanto, no caso da mastopexia com prótese, a drenagem não é indicada. Existe um motivo para isso.
Não. Os pontos dados durante a cirurgia são apenas internos e, naturalmente, serão absorvidos por seu organismo. Mas há sim um retorno de acompanhamento da cirurgia.
Não necessariamente. Se não houver aumento de peso excessivo na nova gestação, é possível manter o resultado obtido. Mas tudo depende do grau de elasticidade da pele.
Raramente a mastopexia com próteses apresenta complicações sérias. Em geral, quando vemos notícias de algum procedimento que deu errado e vamos checar, ficamos sabendo que o médico não tinha as especialidades adequadas. Nesse sentido, é fundamental certificar-se de que o cirurgião plástico escolhido tem plena capacidade para realizar o procedimento.
Mas é importante deixar claro que toda e qualquer cirurgia (e não apenas as cirurgias plásticas) está sujeita a intercorrências inerentes ao processo. Contudo, as técnicas de hoje são muito modernas e as chances são ínfimas.
O valor desta cirurgia varia de acordo com alguns critérios que o seu médico irá te apresentar no dia da avaliação. Contudo, mais uma vez vale ressaltar que esse valor não deve ser enxergado como um custo, mas sim com um investimento em sua autoestima e em seu bem-estar.
Se após ler este artigo, ainda restou alguma dúvida, clique aqui e entre em contato com a Clínica Auro. Teremos muito prazer em atendê-la e em prestar todos os esclarecimentos necessários, afinal, mais do que a realização de uma cirurgia, esta será a realização de um sonho. Conte conosco!
Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação,
custos ou demais temas, diretamente para DR. AURO DE ANDRADE FILHO.
Rua Episcopal nº 2522 Centro - São Carlos - SP